7 passos para expor seus produtos de forma criativa

As chamadas vitrines, compreendem pequenos espaços cercados por vidros na frente de lojas e estabelecimentos, onde é possível expor seus produtos e principais serviços e promoções.

Elas são vistas logo de cara pelos clientes e são responsáveis pela primeira impressão do público-alvo. Sua principal funcionalidade, é estabelecer a comunicação visual de um conceito ou identidade, afim de atrair o cliente final.

E esta prática existe desde o Egito antigo, no qual as exposições eram feitas de forma mais rústica, por comerciantes árabes que exibiam seus tapetes e tecidos.

Além de outros produtos, atraindo os seus clientes por meio de cores e texturas. Depois, já na Europa, surgiram as vitrines seculares.

Região onde nasceu o chamado “vitrinismo europeu” e somente nos Estados Unidos, com o consumo em massa, as vitrines começaram a ter a devida atenção e estilo que conhecemos no Brasil atualmente.

Infelizmente nem todo lojista sabe como montar uma vitrine atraente para o seu cliente. Por isso, listamos sete passos para te ajudar a ter mais atratividade.

Foco no público alvo

Primeiramente, é necessário entender as preferências do seu público-alvo para definir um tema, o que irá compor a identidade visual da sua vitrine, uma extensão do que será visto dentro da loja.

O consumidor busca um produto que satisfaça os seus interesses pessoais. Por exemplo, expor um manequim masculino ao lado de um expositor de bijuterias.

O que gera um conflito de identidade. E pode afastar o seu público-alvo, que nesse caso são de maioria do sexo feminino.

A importância do tema

Estabeleça um tema objetivo para compor a sua vitrine, como por exemplo a promoção de produtos que acabaram de chegar ou a liquidação de estoque antigo.

Outro motivo que pode atrair os seus clientes, é quando a estação do ano está para mudar. No inverno pode haver divulgação de malhas, comidas e bebidas quentes, entre outros.

Datas especiais também são importantes, como a montagem de uma vitrine especial com roupa e cabide infantil para o dia das crianças, por exemplo.

Evidencie e realce os produtos especiais

Distribua pela vitrine o que realmente deve estar em destaque e o que verdadeiramente agrada os seus clientes.

Agrupar itens para vendas, também pode ser uma grande estratégia, como por exemplo, compor em uma arara de parede cromada, alguns biquínis em cabides e cangas decorativas.

Além de sandálias e chinelos de dedo. Vale destacar também os itens que estão mais na moda ou os mais preferidos pela maioria.

Precificação

Os preços devem estar bem expostos, porém não devem estar fixados nas roupas e sapatos, por exemplo. Fique atento para que os preços correspondam igualmente aos cadastrados no sistema.

Outra dica importante, é dispor no centro da vitrine ou expositor os itens mais baratos e nos cantos os mais caros.

Use bem as cores

São as cores que dão o colorido e vida para sua vitrine e devem ser expostas de forma harmônica. O máximo estabelecido são de três cores compondo o fundo.

Tons mais vibrantes, são mais atrativos no período do verão e os mais neutros para o inverno. O público masculino se identifica melhor com tons mais neutros, como o bege e o azul marinho.

O famoso vermelho para liquidações e promoções é ideal. Já o amarelo, pode tirar a atenção dos seus clientes.

Harmonia

Como a simetria geométrica, os itens de uma vitrine devem estar expostos de forma semelhante (tamanho, forma, cor, etc.).

Como, por exemplo, em uma loja de ração para animais. As caixas com vidro devem mostrar o que tem dentro.

Como rações coloridas em formatos de ossos e pequenos legumes, além de apresentar o mesmo tamanho e formato, para melhor visualização harmoniosa do expositor de ração a granel.

Iluminação

De extrema importância, as luzes destacam os produtos ainda mais e podem realçar as cores, além de trazer um ar sofisticado e até descolado para a sua vitrine.

Podemos destacar ainda outras dicas valiosas para expor os seus produtos, que vão além dos que apresentamos. Veja as principais que selecionamos a seguir:

  • Tente narrar uma história ao expor os seus produtos;
  • Acrescente cenas do cotidiano real em seus manequins;
  • Se possível, faça permuta de adereços e artigos de decoração;
  • Faça a limpeza diária da sua vitrine;
  • Não use muita informação e confunda o seu cliente;
  • Utilize cartazes com o desconto real dos produtos, para não passar a imagem de uma promoção enganadora (Ex: 75% de desconto, mas somente no artigo mais caro do seu estabelecimento).