Muitas pessoas empreendedoras iniciantes cometem alguns erros clássicos que podem colocar em risco o próprio negócio. Por isso, conhecer as formas de evitar armadilhas financeiras ao fechar negócios é uma informação valiosa que aqueles que a possuem, devem guardar a sete chaves para não perder.
E claro, algumas armadilhas podem aparecer disfarçadas de negócios lucrativos, e conhecê-las pode ser a salvação da pessoa empreendedora.
Outra dica interessante para auxiliar quem está iniciando um novo negócio e deseja começar a impulsionar sua empresa é realizar um empréstimo com FGTS.
Essa possibilidade está ganhando popularidade em todo o Brasil por fornecer aos solicitantes uma taxa de juros adequada e grandes possibilidades de investimentos em sua empresa.
Melhores formas de evitar armadilhas financeiras
A primeira dica, talvez a mais importante, é que quem vai com muita “sede” ao pote, acaba mais se molhando do que saciando a sua necessidade.
E no mundo financeiro, esse ditado popular é tido como uma regra, pois quando a oferta de negócio é muito boa, é extremamente importante analisar se realmente isso não poderá trazer problemas, principalmente quando um contrato está na mesa.
Existem diversos relatos de pessoas que já caíram em uma armadilha financeira e acabaram até mesmo perdendo tudo. E isso é algo ruim, e que pode ser evitado ao seguir algumas dicas básicas.
Independentemente da oferta, tenha planejamento
Planejamento financeiro é o primeiro pilar para o sucesso!
E caso uma pessoa não possua esse planejamento, que pode ser feito rápido, mas que tenha um enorme propósito, ao cair em uma armadilha financeira, essa pessoa não terá verbas para se manter ou se reerguer após o “tombo”.
Por esse motivo, independentemente de quanto dinheiro estiver em jogo, sempre busque se planejar para imprevistos.
Evite realizar compras parceladas mensalmente
Compras parceladas que ficarão pesando mensalmente nas contas de início do mês não são uma boa ideia.
A pessoa que faz dívidas com a incerteza de um contrato ao menos assinado, pode cair em uma armadilha financeira que pode fazer com que até mesmo a menor das parcelas mensais pese no bolso.
Pirâmide financeira nem pensar
Muitas pessoas já caíram em esquemas de pirâmide que vem com a proposta de renda extra fácil e, geralmente, alta.
Essas propostas se propagam rapidamente através do marketing boca a boca, porque para conseguir pôr as mãos no dinheiro, geralmente é necessário realizar diversos convites para levar mais pessoas para o “negócio”.
Essas, certamente, são as piores armadilhas financeiras, e também é uma das que mais consegue desfazer os planos, por isso, ficar atento a essa armadilha é fundamental.
Simuladores de empréstimos podem ser uma boa
Os simuladores de empréstimos podem ser uma excelente maneira de auxiliar no momento de pedir um empréstimo.
Já que, através dos simuladores, é possível saber o valor das taxas que serão cobradas ao mês, dessa forma, o cliente que está pedindo o empréstimo.
Lembre-se, os empréstimos servem para auxiliar em um momento difícil, por isso, se programe para conseguir manter a saúde financeira em dia para usufruir da melhor forma possível.
Prepare-se para emergências
Não se preparar para emergências é um equívoco, pois até mesmo empresas gigantescas e internacionais, que possuem fundos de reservas para caso aconteça algo, por esse motivo, não há desculpas para não ter um fundo de emergência.
Pesquise e invista
Não investir, em algumas ocasiões, pode ser uma sábia escolha, especialmente nos casos de impulsividade e falta de estudo.
Caso contrário, quando há certeza do tipo de investimento e de seus benefícios, como, por exemplo, nas caixas de bancos digitais, em que o dinheiro rende de maneira segura.
Atente-se às cláusulas contratuais
Por último, mas, não menos importante, se ater às cláusulas contratuais sempre é importante, pois muitas pessoas que não verificam as famosas cláusulas “miúdas” podem deixar passar pontos muito importantes.
Conclusão
Para revisar, anote os tópicos aqui abordados e tenha em mente, que paciência e atenção plena são fundamentais para a execução de cada dica. Neste conteúdo, vimos que:
- Independentemente da oferta, tenha planejamento;
- Evite realizar compras parceladas mensalmente;
- Pirâmide financeira nem pensar;
- Simuladores de empréstimos podem ser uma boa;
- Prepare-se para emergências;
- Pesquise e invista;
- Atente-se às cláusulas contratuais.
Ao conferir essas dicas e colocá-las em prática, certamente você que empreende ficará livre de diversas armadilhas financeiras, principalmente daquelas que podem vir ao fechar um negócio.