6 principais benefícios de viajar com a família

Assim como a viagem oferece benefícios inesquecíveis, muitas vezes somos capazes de olhar para o futuro e desejar fazer o mesmo com a nossa família.

Desde o momento em que você se imagina viajando junto com sua família, planejando seu itinerário, tornando-o realidade e concluindo sua jornada em um voo de volta, essa experiência pode estar entre as vivências mais satisfatórias que você compartilhará com a família.

Claro, custa caro, às vezes as crianças estão mal-humoradas, e há muitas considerações: escolher um hotel adequado para crianças ou organizar um berço de avião para o conforto do bebê, o que poderia aumentar as tensões no bem estar de quem viaja. 

Mas as viagens criam oportunidades para as famílias formarem laços mais fortes, e cada membro se beneficiará das novas experiências. 

Porém, isso é apenas o começo; vamos juntos descobrir porque viajar com a família pode ser realmente uma experiência de mudança de vida.

1 – Oportunidade para as famílias passarem mais tempo juntas

As viagens permitem que cada membro da família se distraia da rotina cotidiana, como crianças com seus deveres de casa ou videogames, e pais com seus respectivos trabalhos diários. 

Isso significa mais tempo juntos sem interrupções, tempo mais casual do que o ritmo frenético de casa, do escritório ou da escola.

Compartilhar o tempo na estrada cria histórias para serem lembradas e contadas em um futuro distante.

Desde momentos simples, como encomendar refeições, a atividades verdadeiramente inesquecíveis, como um dia no parque temático ou uma visita a um museu, podem se tornar momentos preciosos. 

Embora as paisagens, pessoas e culturas mudem, a família permanece na mesma unidade ao longo da jornada.

2 – Viajar é uma ótima plataforma para o aprendizado das crianças

As crianças que se juntam aos pais em suas viagens, aprendem sobre o mundo em tempo real, aprimoram suas habilidades sociais e beneficiam seu desenvolvimento acadêmico, segundo estudos.

As viagens ensinam crianças e adultos sobre descobertas, e ampliam seus horizontes, à medida em que são expostas a um novo ambiente e cultura. 

Isso faz com que as crianças possam distrair-se com brinquedos ou novos entretenimentos para tirar o tédio do tempo de viagem.

Pensa-se também que as crianças absorvam o conhecimento de maneira mais eficaz por meio do aprendizado experimental, como a experiência em primeira mão em atividades como provar novos pratos, vivenciar os costumes locais, e até mesmo falar algumas frases do idioma local. 

As viagens também ensinam melhor as crianças sobre a realidade – os comissários de bordo devem permanecer em lugares diferentes enquanto trabalham, alguns comerciantes vendem seus produtos em mercados flutuantes, e o aquecimento global está privando certos animais de seu habitat.

O que os pais diriam se seus filhos perguntassem sobre os mendigos pedindo comida ou dinheiro na rua, ou como as Pirâmides de Gizé foram construídas? 

Não apenas as crianças aprenderão, mas os pais também estarão atentos para fornecer uma explicação abrangente para uma mente inquisitiva.

Por que você precisa (ou não precisa) solicitar um visto ao visitar um determinado país?

Por que você precisa tirar os sapatos quando visita os templos ou fica em uma casa tradicional japonesa?

Por que os vôos atrasam?

Pois podem ocorrer atrasos até mesmo antes de chegar ao destino final ou país, pois as mercadorias são recebidas por navios que usam içamentos de cargas para fazer a descarga dos produtos, ou até mesmo por avião que são os próprios colaboradores que tiram as cargas.

Como ler um mapa, montar uma barraca ou usar uma bússola?

Essas são perguntas que as crianças normalmente não fazem quando estão em casa, ou mesmo quando as lêem nos livros ou observam essas práticas na televisão.

Porém, a aprendizagem não se limita apenas às crianças. Os pais também conhecem coisas novas enquanto estão na estrada. 

Isso inclui conversar com guias turísticos, comissários de bordo, funcionários do concierge do hotel ou pessoas locais.

3 – Viajar expande a consciência social

Férias com a família são uma ótima maneira de expandir a compreensão de uma criança pequena do mundo à sua volta. 

Quando saem de sua cidade, estado ou país, as crianças começam a testemunhar como outras sociedades vivem, e têm a oportunidade de se comunicar e se envolver com outras pessoas.

Às vezes, viajar faz uma verificação da realidade de como a família viajante é comparada a tribos ou comerciantes nômades que ganham a vida vendendo lembrancinhas para os turistas. 

As crianças entenderão, desde a tenra idade, coisas que só poderiam aprender quando adultos, se não experimentarem essas jornadas.

4 – Viajar oferece às famílias a oportunidade de relaxar e descontrair

Como os pais desejam uma folga no escritório ou dos deveres domésticos, as crianças também merecem uma folga da escola ou de tarefas em casa. 

As férias em família, se bem planejadas, são uma excelente oportunidade para aliviar o estresse e se divertir. 

Os membros da família podem desfrutar de um cruzeiro, sair à beira da piscina, ou aproveitar o sol e as areias.

A viagem deve encontrar um equilíbrio para permitir o relaxamento sem ficar entediante.

Uma caminhada matinal pela praia, uma refeição saudável, brincando na neve ou recebendo uma massagem podem ser elementos de descontração das viagens familiares.

5 – Viajar com a família enriquece a vida

Há uma razão pela qual muitas pessoas estão preferindo gastar em experiências, e não em coisas materiais. 

Viajar parece atingir tais objetivos de excitação, contentamento e melhor apreciação das coisas ao nosso redor – sem ter que possuí-las.

As famílias fazem das viagens um uma oportunidade para olhar as perspectivas da vida. 

Durante a jornada, como esperar nos portões de embarque, no meio de uma viagem ou sentar no lounge do hotel, os membros da família podem conversar um pouco sobre o futuro (educação, carreira, etc), ouvir preocupações sobre a casa, finanças e outras coisas que podem ser constrangedoras para uma conversa no meio das rotinas diárias em casa.

Atividades de férias, como jogos de tabuleiro, caminhadas e piqueniques em parques, ou barracas de camping e pesca em um local à beira do lago, também promovem maior apreço por estarem juntos em família.

6 – Viajar com a família cria memórias que valem a pena lembrar

Já mencionamos que as viagens em família ajudam a criar boas lembranças?

Bem, talvez nem todos os aspectos da jornada sejam felizes: apontar o dedo e culpar quando as coisas dão errado, quando não é possível localizar o hotel imediatamente, ficar para trás pelo ônibus ou erro na escolha de assentos de companhias aéreas, por exemplo, podem acontecer. 

Mas, de modo geral, esses momentos tensos podem ajudar os membros da família a formar laços mais fortes e a apoiarem-se, relegando tais disputas a apenas uma nota de rodapé para uma viagem bem-sucedida.

No lado mais claro, todas as fotos tiradas em conjunto diante de cenários atraentes servirão como uma evidência duradoura – graças à tecnologia – que crianças e pais adoram relembrar. Outra forma de memorizar os lugares que já visitaram é ter um mapa-mundi, seja ele em um quadro na parede, ou de forma virtual. 

O tempo passa tão rapidamente. As crianças crescem, conseguem emprego e começam suas próprias famílias, os pais se aposentam e experimentam a chamada “síndrome do ninho vazio”. 

Organizar uma viagem em família pode não ser mais financeiramente viável, e agendar uma viagem em família pode ser mais difícil do que nunca, à medida que os compromissos se acumulam.

Conclusão

Não perca a oportunidade de realizar seus sonhos de viagem enquanto você é financeiramente capaz, saudável e as crianças estão na idade da curiosidade.

Além do mais, você pode garantir alguns descontos em tarifas de entrada para passeios, galerias e museus. O retorno deste investimento vale muito a pena.

Texto por: WNWeb