Em 2021, as vendas online das pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram R$2,3 bilhões. O valor levantado é 77% maior se comparado ao mesmo período de 2020. Aproveitar esse movimento exige esforço do empreendedor, mas também conhecimento para direcionar esse empenho.
Pensando em contribuir para o seu crescimento, organizamos uma lista com 6 dicas para turbinar suas vendas online. Confira!
6 dicas para turbinar as suas vendas online
Agora que você já sabe como são as etapas de uma venda, vamos às 6 dicas para turbinar suas vendas online e como colocá-las em prática. Separamos pontos distintos que podem ser bem explorados e dão resultados efetivos quando aplicados em conjunto.
1. Invista em anúncios pagos
Abrindo nossa lista de dicas para turbinar suas vendas online temos os anúncios feitos para gerar tráfego pago.
Essa é uma das formas mais conhecidas e usadas por empreendedores que desejam aumentar suas vendas e o número de visitantes do seu site.
Por isso, vale a pena conhecer mais sobre como fazer os anúncios no Facebook e Google Ads.
Esse tipo de publicidade, quando bem construída, é uma ótima opção para atrair os consumidores certos para seu ecommerce.
No Google Ads é possível atrair potenciais clientes para a sua loja por meio de:
- anúncios de pesquisa de palavras-chave,
- banners que aparecem em outros sites (Google Display),
- da ferramenta do Google Shopping,
- vídeos curtos de propaganda no Youtube.
Também é possível e indicado fazer campanhas de remarketing, nas quais seus anúncios aparecem para pessoas que já acessaram as páginas dos seus produtos, mas não concluíram uma compra.
2. Utilize técnicas de copywriting nas páginas de produtos
Como dissemos antes, as páginas de produto precisam ser otimizadas para que seu cliente fique mais tempo nelas e encontre tudo que precisa de maneira fácil, rápida e descomplicada.
Além disso, elas têm uma função central de convencer o comprador de que aquele é o produto do qual ele precisa.
As técnicas de copywriting servem justamente para que você elabore um texto explicativo e completo.
3. Use técnicas de SEO em seu ecommerce
Outro tipo de técnica importante para otimizar as páginas do seu ecommerce e, principalmente, atrair mais visitantes ao seu site são as técnicas de SEO.
O SEO é um conjunto de boas práticas que ajudam uma página a estar melhor rankeada na pesquisa do Google.
Os três primeiros resultados de uma busca no Google, recebem cerca de 2/3 dos cliques, ou seja, estar entre os primeiros resultados é algo relevante para atrair tráfego para suas páginas.
Quando você aplica as técnicas de SEO nas suas páginas, as chances delas se posicionarem bem é muito maior.
Vale lembrar que com o SEO para e-commerce o rankeamento nas primeiras posições do Google é gratuito.
4. Ofereça mais formas de parcelamento
Segundo pesquisa do Datafolha, cerca de 75% dos brasileiros costumam parcelar suas compras sempre que possível. Um dado como esse revela muito sobre o perfil de consumo dos consumidores e precisa ser levado em consideração por você ao montar sua estratégia de vendas.
Além de oferecer múltiplas formas de pagamento, certifique-se de mostrar as opções de parcelamento, em lugar de destaque na página do produto.
Além de contribuir para a conversão, afinal, o parcelamento torna o produto mais acessível para mais clientes, a estratégia também pode ajudar no aumento do ticket médio das vendas, afinal, aumenta o poder de compra dos consumidores.
5. Fique atento a recuperação de boletos
Outra dica para turbinar as suas vendas online, que está relacionada ao método de pagamento, é o uso e oferta de boletos bancários.
Essa opção é a mais democrática, atendendo a pessoas que não têm acesso a cartão de crédito.
Para ter sucesso com esse método de pagamento, lembre-se de investir em ações para recuperação de boleto bancário. Afinal, a desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas. Com ações de recuperação e incentivo à compra, você reduz esse percentual e aproveita o engajamento de consumidores no fundo do funil de vendas.
6. Aposte em marketing de conteúdo
Por fim, a última das dicas para turbinar as suas vendas online é apostar em estratégias de marketing de conteúdo.
Esse tipo de método de trabalho tem como premissa a criação de conteúdo buscando atrair seu cliente até você.
Ao invés de apostar em um outdoor como uma propaganda genérica vista por várias pessoas que podem estar interessadas ou não, o marketing de conteúdo busca criar conteúdo relevante que atrai o cliente até o site. O marketing de conteúdo é o grande parceiro das ações de SEO.
Agora você já tem em mãos importantes dicas para turbinar as suas vendas online. É hora de colocar a mão na massa. Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.