Energia Elétrica

5 formas de economizar energia elétrica dentro de casa

Fazer a gestão do seu orçamento mensal é muito importante para manter suas finanças pessoais equilibradas. Com o mínimo de organização, é possível economizar energia elétrica dentro de casa e economizar dinheiro sem muito sacrifício.

Isso permite a você poupar dinheiro para férias, trocar de carro, ter mais estabilidade financeira, investir em um imóvel e muito mais.

Há modos bem simples de economizar energia elétrica em casa. Você já pensou em quanto pode poupar se todos os meses sua conta de energia elétrica ficar mais barata?

Isso é possível de conseguir com algumas práticas simples. Confira 5 formas de economizar energia elétrica dentro de casa.

 

  1. Use a iluminação natural

Deixar a luz acesa em um cômodo que não está sendo utilizado é desperdício de dinheiro. 

No entanto, além de apagar as luzes quando ninguém estiver nos ambientes, você também pode reduzir o consumo de energia elétrica usando a luz natural.

O recomendado é não acender lâmpadas durante o dia. Para isso, você pode apostar na iluminação natural. 

Use cortinas translúcidas, por exemplo, que mantêm sua privacidade e ainda permitem a luz natural entrar. Você também pode utilizar janelas e espelhos para refletir a iluminação natural.

Outra opção é instalar claraboias no teto de corredores ou escadas, para clarear os espaços quando tiver incidência de raios solares. 

Para finalizar, posicione seus móveis em locais com janelas, principalmente em mesas e escrivaninhas usadas para trabalho, leitura ou estudo.

 

  1. Pinte os cômodos com cores claras

É recomendado pintar as paredes de sua casa com cores claras. Isso ajudará muito na hora de economizar energia.

 Isso porque ambientes pintados em cores escuras sempre causarão a sensação de que é necessário acender a luz, mesmo durante o dia.

Por isso, invista em cores claras, que deixam os locais naturalmente iluminados. Isso vale para a pintura de todas as paredes como para revestimentos de pisos e outros itens de decoração.

Um ambiente com decoração mais minimalista, favorece a iluminação natural e ainda amplia mais o espaço, principalmente se você seguir a dica anterior de usar vidros e espelhos.

 

  1. Utilize lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED

Depois de mudar sua decoração, como mudar os móveis de lugar para aproveitar mais a luz natural, pintar sua casa de cores claras e ter uma decoração mais minimalista, é hora de trocar as lâmpadas.

Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Essas versões podem ser mais caras, no entanto, elas possuem mais durabilidade e consomem menos da metade de energia para funcionar. 

Ou seja, é um investimento de ótimo custo X benefício para você, em questões de durabilidade e economia.

 

  1. Faça a instalação de luz solar em sua casa

A instalação de energia solar é uma ótima maneira de economizar na conta de luz. Com painéis solares, você pode ter até 95% de sua conta de luz diminuída. 

Além disso, a manutenção desse tipo de sistema é muito barata e sua durabilidade é de até 25 anos.

Você pode conseguir o retorno de seu investimento entre 3 a 5 anos. Ou seja, você não perderá dinheiro nenhum. 

Um sistema de luz solar é muito vantajoso e é a dica mais valiosa desse artigo, já que investir em energia solar traz benefícios para você e para o meio ambiente também. 

O sol é uma fonte infinita de energia elétrica. Dessa forma, você não utilizará mais fontes finitas para conseguir sua energia elétrica residencial.

 

  1. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

O hábito de deixar aparelhos eletrônicos na tomada, mesmo que não estejam sendo utilizados, não é incomum para as pessoas. 

Ou seja, é muito mais fácil ligar a televisão ou o micro-ondas dessa forma. No entanto, essa prática pode gerar um gasto a mais na conta de luz do final do mês.

Mesmo aquela luz nos aparelhos eletrônicos, que indicam que eles estão ligados na tomada, podem consumir energia elétrica. 

Dessa forma, sua conta de luz chega mais alta só por deixar alguns aparelhos na tomada.

 Ou seja, é hora de desligar tudo da tomada depois de utilizar, seja a televisão, o micro-ondas, o modem, o computador e muitos outros aparelhos de sua residência.