5 estratégias de CRM para vender mais

Para CRM em vendas não basta montar uma equipe de alta performance e não investir em ferramentas úteis e modernas que a ajude a tornar a experiência do cliente ainda mais completa. Quanto mais estratégia de CRM a empresa tiver, maior será a fidelização de consumidores.

 

Quem é bem-atendido costuma indicar a marca para outras pessoas e volta a fazer negócios com ela. Ou seja, garantir um atendimento ao cliente de alta qualidade pode fazer uma grande diferença no faturamento no final do mês! Mas, como bons colaboradores e um CRM completo não fazem milagres, trouxemos aqui as cinco principais estratégias para aplicar na sua empresa.

O que é CRM?

A Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou, em inglês Customer Relationship Management, é uma plataforma que coloca o cliente como foco principal da organização. Por meio da integração de dados, da automação de processos e da inteligência artificial, o CRM contribui para tomar decisões com maior assertividade, já que ele fornece:

 

  • informações sobre o comportamento de compra de clientes;
  • atendimento personalizado;
  • antecipação de problemas;
  • conhecimento das necessidades e dos desejos dos consumidores;
  • registro de todas as interações feitas com os clientes;
  • integração de dados com outras plataformas;
  • visão completa sobre o negócio;
  • automatização de processos operacionais, como preenchimento de contratos e propostas comerciais;
  • análise de indicadores de desempenho;
  • relatórios completos e em tempo real.

 

Ou seja, investir em um CRM é muito vantajoso para empresas de diversos portes e segmentos de atuação. Ele é personalizável e facilita o trabalho dos vendedores, proporcionando tempo livre para pensar em novas formas de conquistar o cliente.

 

5 estratégias de CRM para a sua empresa

O CRM e as suas estratégias devem seguir todo o planejamento da sua empresa. Elas são sempre adaptáveis e perfeitas para usar em qualquer fase de maturação da organização. Um sistema completo de gestão de relacionamento com o cliente contribui para a escalabilidade do negócio, melhorando a previsão de vendas e resultando em maior taxa de conversão.

 

Mas, para que esse software traga todos os benefícios à empresa, é necessário criar estratégias de CRM objetivas com foco em reter clientes, aumentar a quantidade de compra recorrente, atender melhor os leads, definir as etapas do funil de vendas, criar boas campanhas de marketing e elevar o ticket médio das compras.

 

E quais são as estratégias que mais trazem resultados financeiros? Confira agora uma seleção de 5 formas de potencializar o seu faturamento e tornar a sua equipe ainda mais produtiva.

  • Defina o objetivo e faça um planejamento

O primeiro passo de criar estratégias de CRM é entender qual o objetivo que se quer alcançar. Não basta pensar em apenas “vender mais”, mas determinar metas mensuráveis, como aumento de 30% da taxa de conversão, de 20% em captação de leads ou ainda de 50% em recorrência de compra.

 

Após definir o ponto de chegada, elabore um planejamento com metas e prazos com objetivos a curto, médio e longo prazo. Ele deve incluir todas as necessidades e as demandas corporativas e os processos operacionais que envolvem toda a gestão de relacionamento.

 

Dessa forma, é possível selecionar quais indicadores de desempenho são úteis na avaliação dos resultados obtidos. Outro ponto a incluir no planejamento é a previsibilidade de vendas, descobrindo períodos de sazonalidade e pontos fortes no seu portfólio de produtos ou serviços.

 

O CRM é uma base completa para desenvolver um planejamento claro, objetivo e coerente com a realidade, já que ele permite que o gestor tenha uma visão completa do negócio.

 

  • Conheça os seus clientes

Outra estratégia de CRM infalível é o conhecimento total que a sua equipe pode ter sobre os seus clientes e clientes em potencial. Por isso, use o software com o intuito de entender as necessidades deles, segmentando-os para tornar as campanhas e os argumentos de vendas ainda mais eficientes.

 

  1. Os produtos ou serviços mais procurados são por quais perfis de consumidores?
  2. Qual é o período do ano que tem mais compras? Quais vendem menos? Por que?
  3. Quais são os clientes que mais compram com a sua empresa? Quais são os perfis deles?
  4. Quais benefícios atraem mais vendas: descontos, frete grátis, prazos de entrega menores?

 

A noticia boa é que todas essas informações já são apresentadas no relatório gerado pelo CRM. Basta reunir a sua equipe, interpretar os dados e criar estratégias baseadas neles.

 

  • Acompanhe as KPIs

As estratégias de CRM precisam ser todas baseadas em métricas de desempenho, de taxas de conversão, de fidelização dos clientes, de faturamento, de vendas e da produtividade da equipe, por exemplo. Logo, uma das principais vantagens desse sistema é o fornecimento de dados confiáveis em tempo real, que permitem ajustes no planejamento e na tomada de decisão, caso seja necessário mudar o rumo.

 

Acompanhar e analisar os indicadores permite que a equipe entenda quando realizar certos tipos de campanhas promocionais, antecipando os desejos de compra e aumentando o valor do ticket médio. Dessa forma, ele proporciona a visão de novas oportunidades de negócio e novas maneiras de conquistar o objetivo empresarial. 

 

  • Melhore o relacionamento com os clientes

Além de focar em novas formas de captar prospects e leads, o sistema de CRM é perfeito para entender como potencializar a fidelização dos consumidores. Tenha em mente que, quanto mais clientes leais à marca você tiver, mais fácil será atrair novos clientes em potencial. A credibilidade e a reputação da empresa ficam mais fortalecidas no mercado quando há clientes que a defendem e a indicam. 

 

Por reunir todas as interações feitas com o negócio, é possível que o vendedor acesse rapidamente os feedbacks dados por determinado cliente, buscando ferramentas de personalizar o atendimento e reverter alguma insatisfação.

 

  • Implante uma cultura de experiência do cliente

Com a implantação de todas as estratégias de CRM citadas acima, a cultura organizacional da empresa será voltada 100% à satisfação dos clientes. Com tantos dados relevantes em mãos e acesso facilitado às informações, o acompanhamento e a análise de métricas fará parte da rotina de trabalho dos vendedores e da equipe de marketing. Assim, a cada tomada de decisão, o CRM será consultado. E como consequência disso, o atendimento ao cliente será aprimorado em todas as etapas do funil.

 

Ou seja, o sistema de CRM possui uma variedade de estratégias a serem desenvolvidas à medida que ele for usado. Com a integração de dados, as equipes de marketing e vendas podem trabalhar com objetivos em comum, alinhando métodos e processos internos. 

 

É possível perceber que com a implantação de estratégias de CRM, há maior produtividade e colaboração entre os funcionários. Os ciclos de vendas são encurtados, o follow-up mostra melhor resultado e, assim, o negócio tende a prosperar cada vez mais.

 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.