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5 Dicas para ter uma empresa Omnichannel

Você sabe o que é Omnichannel? Em uma sociedade altamente conectada, marcar presença no mercado físico se tornou insuficiente, principalmente com a forte onda tecnológica em que vivemos, onde a transformação no modo de consumo é nítida. Os consumidores deixam de ser dependentes das lojas físicas, e passam a preferir a relação virtual. 

 

Diante disso, o Omnichannel se tornou a principal estratégia de negócios para atender as expectativas dos clientes e se destacar da concorrência, uma vez que, todos os canais de atendimento da empresa estarão integrados e seu posicionando no cenário digital será ainda maior. 

 

Para entender melhor esse conceito que está em constante evolução e como aplicá-lo na sua empresa, continue a leitura!

O que é Omnichannel?

 

Para entender melhor o termo, podemos defini-la como “presença em tudo”, isso é, utilizar diferentes canais de comunicação para realizar uma venda. Assim, o conceito Omnichannel representa o uso simultâneo e interligado de lojas físicas, e-commerces e consumidores, com o objetivo de estreitar a relação com o cliente seja através da experiência online ou offline. Permitindo e a convergência do virtual e do físico.

Como ser uma empresa Omnichannel

Como podemos ver, o princípio básico do Omnichannel é o foco no cliente. Agora, vamos dar dicas de como melhorar a experiência do usuário tornando sua empresa uma Omnichannel. 

Presença no máximo de canais

O primeiro passo para a empresa que tem uma loja virtual ou física é está em outros canais de negociação, como, e-Commerce, Televendas, Marketplaces, Representantes Comerciais, Franquias, entre outros. Mas é importante estudar todos os cenários antes de entrar, optando pelo canal que melhor irá dar retorno ao seu negócio. 

 

Elimine burocracias e complexidades

Fazer com que a experiência do consumidor seja melhor, mais completa e sem burocracia contribuirá para o aumento de suas vendas. Por isso, elimine qualquer barreira, invista em processos como:

 

  1. Opção de retirada em loja;
  2. Autoatendimento;
  3. Praticidade no processo de troca e devolução;
  4. Outros pontos de vendas e retiradas

Integração dos canais

 

Se a sua empresa está em diversos canais de negócios, mas eles não estão interligados , não a estratégia Omnichannel. Isso porque, essa atitude somente posicionará sua empresa como multical, mas não atenderá as necessidades do consumidor, que precisa de uma comunicação eficiente entre todos os canais. 

 

Para interligar seus canais é necessário a implementação de um sistema ERP web, garantindo que os processos e dados sejam compartilhados e acessados por todos os canais de forma intuitiva e dinâmica.

Invista na experiência do consumidor

 

Tornar a experiência  do consumidor inesquecível é um dos conceitos Omnichannel. Por isso, precisamos garantir que os clientes fique totalmente satisfeito, e com isso volte a consumir o produto. A melhor forma de assegurar essa experiência, é desenvolver um relacionamento com ele, criando proximidade com seu público. 

 

Atualize a equipe

Para se encaixar ao conceito Omnichannel é importante manter toda equipe atualizada sobre cada mudança, como por exemplo, preços e ofertas. Por lidarem diretamente com o público, a equipe precisa passar segurança aos clientes, garantindo que elas saiam satisfeitos.

 

O omnichannel é um desafio para qualquer empresa. É preciso sair da zona de conforto para acompanhar todas as mudanças no mercado de consumo, caso contrário, sua empresa poderá perder relevância. Por isso, conhecer o seu negócio te ajudar a identificar oportunidades vantajosas, como por exemplo, ERP’s multiprocessos, que além de poder ser híbrido, poderá se adapta às peculiaridades do negócio, atendendo as  necessidades especiais de cada processo da empresa. 

Artigo produzido pela W3ERP empresa especializada em sistema de gestão