Neste post, separamos as melhores dicas para criar uma campanha de marketing de sucesso e garantir um bom retorno a curto e longo prazo.
Dessa maneira, você vai saber exatamente o que precisa ser feito e como ter os melhores resultados rapidamente, com ferramentas simples e até mesmo sem colocar dinheiro no jogo.
Então, pegue o seu bloquinho de notas e não perca mais tempo!
1. Defina qual o objetivo da sua campanha
Em primeiro lugar, a melhor dica para criar uma boa campanha é definir exatamente o que você está fazendo.
Isso porque, não definir um objetivo complica todo o processo de criação e também de análise dos dados.
Por exemplo, alguns começam a criar uma campanha com foco em aumentar as vendas, enquanto outros focam em aumentar engajamento ou mesmo visão de público.
Seja qual for o seu objetivo, definir ele antes mesmo de começar a criar a campanha facilita em todos os processos.
Logo, funciona como um tipo de bússola, para ajudar nas suas escolhas.
Um exemplo disso é uma ação de marketing para um novo produto.
Neste cenário, não basta focar apenas em divulgar aquele item, é preciso mostrar o que ele tem de diferente e porque deveria ser uma opção de compra ou, ao menos, de curiosidade.
2. Defina exatamente quem é o seu público – Dicas para criar uma campanha de marketing
Conhecer o seu público é quase uma regra para que os negócios realmente funcionem.
Isso porque, o conhecimento do público permite que você saiba exatamente como precisa se comunicar, o que os clientes esperam e quais são as dores e problemas que eles enfrentam.
Todas essas informações são amplamente necessárias e estão entre os tópicos do curso de marketing digital que merecem a sua atenção.
O conhecimento de público é uma arma poderosa nos negócios, já que pode evitar que você cometa uma série de erros.
Daí, você pode se perguntar qual será exatamente as informações que precisa ter sobre essas pessoas.
Dessa forma, o ideal é que quanto mais dados, melhor.
Com isso em mente, o foco é criar uma persona, ou seja, um personagem fictício que representa todo o seu público.
Essa persona deve ter informações como:
- Idade ou faixa etária;
- Gênero;
- Comportamento de compra;
- Problemas que essa persona enfrenta;
- Solução que estão procurando;
- Quanto estão dispostos a gastar;
- Escolaridade;
- Nível social;
- Características de comportamento, etc.
Tudo isso ajuda no processo de comunicação, engajamento e conversões.
3. Defina uma mensagem a ser compartilhada
A mensagem a ser compartilhada se refere a todo o contexto que você vai transmitir ao seu público através de poucas palavras.
Essa mensagem serve como um tipo de reunião de dados, um slogan, se preferir.
Para criar essa mensagem, é preciso apostar na criatividade e definir as melhores informações a serem compartilhadas.
O ideal é que você crie uma descrição simples e curta, que mostre o potencial do seu negócio, mas que seja realmente sincera.
Nada de prometer algo que você não pode cumprir!
Ao mesmo tempo, é preciso pensar que essa imagem deve ser algo real e que atraia a atenção do público, gerando interesse e curiosidade.
Portanto, crie diversas opções, análise e escolha a melhor.
4. Pense em uma campanha a longo prazo entre as dicas para criar uma campanha de marketing
A campanha de longo prazo é a ideia de criar um esquema mais amplo, garantindo que tudo começa muito antes da campanha final.
Muitas vezes, esse processo é chamado também de pré e pós-venda.
Em primeiro lugar, você precisa preparar o público para receber a campanha que está por vir, gerando interesse.
Desse modo, o ideal é fazer com marcas famosas, como a Apple.
Por exemplo, um bom tempo antes dos lançamentos dos produtos, começam a divulgar que algo novo e incrível está por vir.
Apresentam partes dos produtos, algumas poucas informações que mostram que você não pode perder aquela oportunidade.
Em seguida, vem o lançamento do produto, que é uma campanha que precisa ser estruturada, para apresentar informações poderosas.
Por fim, temos o processo de pós-venda, que vem depois do lançamento da sua campanha.
Esse processo envolve observar como o seu público reagiu a campanha, quais são as dúvidas que surgiram, problemas ou qual a avaliação geral que pode ser notada.
Sendo assim, trata-se de uma linha contínua de ação, onde você vai “tecendo” uma linha a ser seguida pelo público.
É importante ter em mente que isso tem impacto na visão que as pessoas têm sobre o seu negócio e a maneira como se comportam diante da sua marca/empresa.
5. Consistência, orçamento e tempo
Por fim, é importante destacar que a maior parte dos cursos online voltados para campanhas, mostram a importância de fazer mais que escolher boas imagens e palavras.
Em primeiro lugar, é preciso ter consistência.
A consistência se refere a seguir uma lógica, uma teoria que faça sentido e que seja coerente com os seus valores, pensamentos e atuação no mercado.
Ou seja, você não pode dizer que um produto “x” custa R $50 e dois minutos depois cobrar R $70, ou dizer que ele faz algo que não faz e assim por diante.
Então, a consistência envolve não apenas dizer a verdade, mas garantir que não exista nenhuma contradição.
Acredite, isso pode evitar muitos problemas.
Em segundo lugar, temos o orçamento.
O orçamento se refere a tudo o que você investe para criar a sua campanha.
Desde o tempo, dinheiro para criar, ferramentas que escolheu e que podem auxiliar e assim por diante.
Tudo o que faz parte desse processo deve entrar no seu orçamento e precisa ser analisado cuidadosamente.
Em terceiro lugar, você precisa aprender a lidar com o tempo.
Tanto para criar, quanto para analisar os resultados depois da campanha lançada.
A dica é garantir calma e muita paciência, para que o processo seja realmente positivo, deixando a pressa de lado.
Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de conhecer mais dicas para criar uma campanha?
Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você neste processo ou aproveite e compartilhe os seus segredos e experiências com nossos leitores.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.