O mercado de alimentos e bebidas, como um restaurante, está entre os mais difíceis de obter sucesso, entre os profissionais autônomos e empreendedores que buscam um novo ramo de investimento.
Estima-se que até noventa por cento dos estabelecimentos abertos vão à falência nos primeiros cinco anos de funcionamento e um dos principais motivos é a má administração, falta de marketing gastronômico e a inexperiência no negócio.
Como abrir um restaurante?
Diversos empreendedores enxergam o mercado de restaurante uma promissora fonte de renda, porém na prática não é bem assim, os custos fixos de um restaurante são bem voláteis devido à sazonalidade dos produtos, de forma geral.
Profissionais e empresários inexperientes sofrem bastante com essas mudanças do mercado e a constante necessidade de inovação, por conta desses fatores, muitos estabelecimentos são obrigados a fechar as portas antes mesmo de atingirem seu ponto de equilíbrio ou a recuperação do investimento inicial.
Os custos de abertura de um restaurante ou espaços industriais com produção de alimentos, normalmente, são altos, desde um simples avental para cozinha industrial até fornos combinados.
Existem centenas de materiais obrigatórios e necessários para o pleno funcionamento de uma cozinha, independente do tipo de comida a ser preparado ali.
Outro ponto que deve ser levado em consideração, quando pensamos em custos fixos de um estabelecimento, é o valor agregado em cada funcionário, que vai além da carteira de trabalho e dos impostos sobre ela.
Deve-se considerar, também, o custo de transporte e alimentação, em geral, a alimentação é realizada no próprio restaurante para evitar custos adicionais, porém isso gera uma grande demanda para os profissionais da cozinha e, dependendo do porte do restaurante, essa tarefa de torna quase uma Refeição Industrial.
Para suportar essa demanda, o estabelecimento deve estar devidamente equipado e preparado com uma logística assertiva, para que isso não entre em conflito com o atendimento aos clientes.
Além da burocracia
Deixando de lado toda parte burocrática e financeira do negócio, outro ponto crucial para o sucesso de um estabelecimento de alimentos e bebidas é seu padrão de qualidade e atendimento aos clientes.
Na prática, o atendimento é determinante para a continuidade do projeto e o tão sonhado sucesso.
Há alguns pontos que determinam o que é qualidade de serviço e como atingi-la:
- Higiene;
- Atendimento personalizado;
- Cortesia;
- Uniforme;
- Bar;
- Experiência.
1. Higiene
É essencial desde as áreas comuns do estabelecimento, como banheiros e salão até as áreas reservadas, como a cozinha, despensa e o avental de cozinha, que deve estar sempre limpo e apresentável.
2. Atendimento Personalizado
Alguns clientes adoram fazer amizades, enquanto outros são mais reservados e buscam um atendimento com pouca intimidade e que seja eficiente.
Um bom profissional deve estar atento a essas variações e conseguir agradar todos os tipos de clientes para tornar um restaurante de sucesso.
Os garçons, acima de tudo, devem ser profissionais na leitura de cada cliente e tratá-los da maneira como se sentem confortáveis.
3. Cortesia
Todos os clientes se sentem especiais com essa pequena atitude. Não precisa ser nada caro ou ostensivo, uma simples máquina de café automática pode garantir uma cortesia que agradará a todos os tipos de clientes.
4. Uniforme
Tanto na cozinha quanto no salão, os uniformes devem estar sempre limpos e em bom estado de conservação, esse é um dos cartões de visitas de qualquer bom restaurante.
Muitos estabelecimentos trocam periodicamente seus uniformes garantindo a boa apresentação deles, sempre.
Outros buscam soluções mais criativas, personalizando os uniformes, essa também pode ser uma boa estratégia para conquistar clientes, soluções simples como um avental personalizado podem ser um diferencial.
5. Bar
Todo bom restaurante deve contar com uma equipe de bar preparada e com personalidade. Principalmente no mercado nacional, uma grande tendência é o aumento do consumo de drinks e da coquetelaria clássica. Apresentar um cardápio variado de bebidas, como uma cartela com diferentes tipos de vinho, é uma ótima forma de agregar valor ao local.
Por isso, os estabelecimentos devem se reinventar e investir parte de seu capital para a construção de uma boa carta de drinks, alcoólicos e não alcoólicos para atender a uma demanda mais exigente e que, normalmente, gasta mais em uma refeição.
6. Experiência
Depois de todo o serviço, tudo se resume na experiência. Na prática, o ato de comer em um restaurante vai além de simples refeições coletivas, na realidade é uma busca por uma nova experiência, um momento de confraternização.
Por isso, os fatores citados acima são partes de uma grande engrenagem cujo principal objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível e, com esse objetivo, torna-se mais fácil garantir o sucesso de um restaurante.