Tecidos com todo tipo de inovação e universo metaverso estão entre as tendências

4 novidades tecnológicas que estão dominando o mundo da moda

Tecidos com todo tipo de inovação e universo metaverso estão entre as tendências da moda.

O futuro já começou e, em todas as áreas, temos notado que a tecnologia está cada vez mais presente, mudando a forma como o mercado e os consumidores se relacionam. Inclusive, e de diversas maneiras, no mundo da moda.

As lojas virtuais e a internet, como um dos canais mais relevantes de marketing e também ditador de tendências, já nem são mais surpresa. Mas as novidades não param por aí e, mesmo as roupas tecnológicas, capazes até de melhorar a performance de quem as utiliza, são apenas o começo. 

A indústria da moda está em plena transformação e, a seguir, você vai conhecer algumas das tendências e inovações mais interessantes. Se você for um consumidor mais antenado, pode ser até que já tenha se deparado com alguma delas. Caso não, aguarde e prepare-se para o que já está vindo por aí.

Impressão 3D

As impressoras 3D são uma revolução no mundo da moda, pois permitem que se personalize qualquer peça, de forma rápida e prática, e estamos falando de muito mais do que imprimir a sua foto em uma camiseta.

As expectativas do mercado são as de que, em breve, essa tecnologia consiga possibilitar que qualquer cliente crie suas próprias roupas online, impulsionando a  fabricação sob demanda. A ideia é escolher não só as estampas, mas também as cores, os cortes, os tamanhos e os tecidos  (incluindo materiais biodegradáveis e reciclados).

Tecidos tecnológicos

As possibilidades de tecidos tecnológicos já disponíveis no mercado são várias. Os tecidos com proteção ultravioleta, já populares nas praias, são uma delas. Eles agora estão sendo mesclados com outras funcionalidades, como os tecidos que conservam a temperatura mais fresca e os com toque seco, que minimizam o suor.

Já são realidade tecidos antibacterianos e antiodor, antichamas e até repelentes para líquidos, ou seja, que não molham e não mancham. Existem ainda tecidos com propriedades hidratantes, formados por microcápsulas que são ativadas durante o uso.

Os tecidos que mudam de cor de acordo com o clima e com a luz também já existem, mas com a tecnologia fotocromática é possível que evoluam ainda mais, podendo ficar a cargo da pessoa definir a cor que quer usar no dia.

A área está em pleno desenvolvimento e a tendência para os próximos anos é que se popularizem outros tipos de tecidos, com ação antiinflamatória ou energizante, tecnologias que ainda precisam de aprimoramentos, mas já se mostraram eficientes e viáveis.

Muitas peças com esses tecidos ainda custam caro, mas a expectativa é a de que, à medida que a tecnologia avance, elas sejam cada vez mais baratas e acessíveis a todos.

Metaverso

Os mundos virtuais também já são realidade no mundo da moda. Por meio de avatares que imitam o biotipo do consumidor, várias lojas já disponibilizam ferramentas em que é possível experimentar peças e combinações online. Assim, a pessoa consegue ver como aquela roupa ficaria no seu corpo, sem sair de casa.

Já estão sendo desenvolvidas várias outras possibilidades com essa premissa, como a de “passear” virtualmente por lojas, shoppings e até desfiles. Com o metaverso e suas roupas virtuais, dá até para ser uma modelo na passarela.

Sustentabilidade

A tecnologia tende a andar junto com a preocupação com a sustentabilidade e, ao invés de servir para produzir mais fast fashions e descartáveis, a ideia é aumentar a procura por itens duráveis e produzidos de maneira ecologicamente correta, em todas as etapas.

A versatilidade e a durabilidade das peças devem ser cada vez mais valorizadas, e a tecnologia pode ser mesmo uma aliada para criar itens que não estragam. Na área de tecidos tecnológicos, já existem pesquisadores trabalhando até em materiais que se autoregeneram, ou seja, não estragam nunca.