Os clientes são a base de qualquer empreendimento, principalmente, em um mercado altamente competitivo, que exige das empresas a criação de estratégias para manter os que já existem e conquistar novos.
Nesse sentido, não basta oferecer um ótimo produto ou serviço, é fundamental que você forneça também uma excelente experiência de compra e esteja disposto a sanar todas as suas dúvidas, inclusive, no momento pós-venda.
Neste artigo, traremos 4 dicas de como atrair novos clientes para o seu empreendimento, explicitando como elas podem ajudar nos seus resultados. Em seguida, mostraremos o que considerar ao escolher boas parcerias para a sua empresa. Confira!
1. Promova o espaço da sua loja
Como o comércio eletrônico tem crescido exponencialmente nos últimos anos, as lojas físicas passaram a ter o papel de proporcionar grandes experiências ao seu público. Ou seja, as pessoas frequentam os empreendimentos para poder interagir não apenas com os produtos e serviços, mas também com o espaço.
As lojas físicas tem um diferencial de proporcionar um atendimento mais humanizado e personalizado. Assim, a promoção de cursos, workshops e exposições pode atrair um público mais curioso e focado nesse tipo de experiência, pois você mostrará que não está interessado apenas em vender, mas oferecer informação, conforto e entretenimento, criando memórias para o público, que poderá retornar ao espaço.
2. Utilize estratégias de marketing de conteúdo
O comportamento do consumidor está mudando cada vez mais rápido e, em um mundo permeado pela informação devido à ascensão das novas tecnologias, os clientes não estão mais interessados apenas no produto e serviço que você oferece. As pessoas se informam muito antes de consumir, com o intuito de tomar decisões mais acertadas.
O marketing de conteúdo atua nesse novo cenário com o objetivo de gerar conhecimento, tirar dúvidas, entreter, despertar curiosidade e incitar o consumo. Ao criar um conteúdo relevante (nas redes sociais, sites ou blogs), que se relacione com o ramo do seu empreendimento, você estará construindo com o público uma relação de confiança, que alavancará suas vendas ou ampliará suas oportunidades de negócios.
3. Envolva sua equipe de vendas
Seus colaboradores têm um papel fundamental no sucesso da sua empresa. Tratando-se de prospecção dos clientes, eles podem ajudar de maneira consistente. Seus vendedores também podem exercer um papel de influenciador da compra, pois conhecem os produtos e entendem as necessidades dos clientes.
Para que eles sejam transformados em promotores da sua marca, deverão contar com treinamentos periódicos, além de constantes reuniões para que sejam expostos os casos em que as estratégias devem ser melhoradas. Afinal de contas, eles têm mais contato com o cliente e poderão identificar os pontos fortes e fracos dos métodos utilizados.
É importante, também, que seus funcionários estejam sempre motivados, então, invista no ambiente de trabalho, em remuneração justa e em funções de trabalho que demonstrem a importância deles para a empresa.
4. Estabeleça parcerias
É importante manter contato com empresas com propostas semelhantes às suas, com intuito de estabelecer parcerias. Vocês podem unir esforços em ações que tragam benefícios para todas as partes envolvidas e, sobretudo, para os clientes.
É válido salientar que marcas diferentes podem ter um público-alvo semelhante. Quando essas empresas se unem, alcançam pessoas que, até então, não conheciam uma delas, podendo ampliar o seu número de clientes.
O que considerar ao escolher boas parcerias para a sua empresa?
Uma das premissas para se escolher uma boa parceria para seu empreendimento é que a empresa deve ter um público semelhante ao seu, além das propostas, visão e valores. É importante sempre dar atenção ao fato de que a imagem da sua empresa estará em jogo, e que você não deve fechar negócio com qualquer organização.
Nesse sentido, a Oriontec pode ajudar, pois fornece hardwares, softwares e consultoria para empresas de varejo em geral. Além disso, soluções em gestão e automação comercial com elevado padrão de qualidade, levando satisfação e segurança aos clientes.
Portanto, saber como atrair novos clientes é essencial para a manutenção do sucesso da sua empresa. Além de elevar seus lucros e resultados, auxilia na construção e fortalecimento da sua marca no mercado, tornando-a uma referência para os consumidores.