Segundo um levantamento feito pela empresa Distrito, 2021 registrou a maior atividade do mercado de venture capital dos últimos seis anos. Só para se ter uma ideia, os investimentos em startups chegaram a aproximadamente US$ 9,4 bilhões, divididos por setor em:
- FinTech: 3.710,0 M;
- RetailTech: 1.380,0 M;
- Real Estate: 1.070,0 M;
- HealthTech: 530,6 M;
- Mobilidade: 411,3 M.
Outra marca desse período é que grandes nomes abriram capital no mercado financeiro. O estudo salienta que esse movimento representa o amadurecimento dos negócios e uma evolução em todo ecossistema empresarial brasileiro.
O grande destaque do ano foi o Nubank, um dos maiores unicórnios do país, que recebeu grandes aportes financeiros e depois abriu seu capital na bolsa brasileira e americana.
Lembrando que isso não aconteceu do dia para a noite. Afinal, esse negócio começou como uma pequena startup em 2013 e viveu todos os estágios de amadurecimento de uma empresa iniciante.
Sabemos como o momento inicial pode ser árduo e para vivenciar por esse processo nada melhor do que usar ferramentas essenciais para startups para gerir, controlar e melhorar todos os processos da organização. Veja algumas!
Quais são as ferramentas essenciais para startups?
Podemos dizer que são várias as ferramentas que fazem parte da rotina de um startup, independentemente de qual seja o ramo de atuação. Pensando nisso, separamos alguns dos pontos principais:
Ferramentas visuais
Uma das dificuldades que pode ocorrer no início dos negócios é criar planejamentos estratégicos para posicionar a startup, desde a concepção de uma ideia até a sua execução.
Saber quais propostas devem ter prioridade, mapear os gargalos e descobrir como alcançar os objetivos deve ser foco prioritário de qualquer empresa.
Existem algumas ferramentas essenciais para startups apropriadas para essa finalidade, auxiliando na tomada de decisões.
Estamos falando das ferramentas visuais de gestão do negócio. Estas possibilitam a organização das ideias por meio de fluxogramas, símbolos, sinais e outros elementos gráficos que facilitam as decisões dos gestores.
A Miro é uma delas, trata-se de uma plataforma que oferece ferramentas integradas com diversas outras soluções para atender globalmente a sua startup.
Possui inúmeros modelos de planejamento para seu negócio, utilizando templates baseados nas melhores ferramentas de gestão, como:
- Canvas de modelo de negócios;
- Roadmap de produto;
- Fluxo de trabalho;
- Pi planning;
- Diagrama de Gantt.
É possível também realizar reuniões online com sua equipe, independentemente de onde cada colaborador esteja, uma vez que a Miro conta com uma lousa digital que facilita o processo de criação de ideias.
A ferramenta de reuniões online da Miro torna seus workshops mais dinâmicos e interativos, incentivando a interação dos convidados para troca de ideias e conexões.
É importante dizer que esse processo otimiza a operacionalização do seu negócio, sendo a ferramenta de brainstorm da Miro uma forma de engajar a sua equipe para buscar as melhores soluções.
Além disso, é possível organizar as informações para nada ser perdido, bem como permitir a votação de ideias de maneira anônima, garantindo a democratização do processo criativo.
A ferramenta para brainstorm tem vários templates que podem ser utilizados de acordo com o seu nicho e sua demanda, contendo roadmaps, mapa mental online, diagramas, Kanban e outros.
Nuvem para gerir seus documentos
A utilização de softwares e aplicativos para gestão de documentos permite dois grandes benefícios: ter uma cópia de segurança (backup) e utilizar plataformas de edição e criação.
Ademais, é possível armazenar as informações da sua empresa em um provedor confiável, que garantirá segurança para seu negócio.
Os provedores que utilizam a nuvem para armazenamento permitem o acesso dos documentos a qualquer tempo e em qualquer lugar que tenha uma conexão à internet, como é o caso do Dropbox.
Fora a agilidade que essas ferramentas proporcionam (imprescindível para uma startup), os arquivos podem ser compartilhados com sua equipe ou pessoas selecionadas.
Algumas das ferramentas essenciais para startups, como o Google Drive, também permitem a visualização ou edição de qualquer pessoa que tenha permissão e acesso aos arquivos.
Isso favorece uma interatividade entre os colaboradores e até setores diferentes da sua startup.
CRM
Muitas vezes as startups possuem uma equipe reduzida para cada área da empresa.
Utilizar a ferramenta conhecida como CRM, ou em português traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para que você possa gerenciar o processo comercial do seu negócio.
Todas as empresas necessitam de compradores para prosperarem. Ter uma boa relação com eles é ainda mais importante. O CRM é uma ferramenta que permite a sua startup ter uma estratégia de negócios em que o foco seja sempre o cliente.
Fonte: Anyaberkut de Canva Pro
Integrando informações da área de vendas com os dados dos clientes coletados em várias etapas de compra e interação, é possível obter relatórios, gráficos e diversos dados de interesse que ajudam a:
- Avaliar o desempenho da equipe;
- Segmentar a carteira de clientes;
- Fazer a gestão de funil de vendas;
- Traçar estratégias de alcance e engajamento mais assertivas;
- Personalizar o processo de vendas.
Além disso, ter informações profundas sobre seus consumidores permitirá que soluções possam ser criadas para atender demandas anteriormente não mapeadas. Diversas são as empresas que oferecem essa ferramenta.
Citamos primeiramente o CRM da brasileira RD Station, que promete uma experiência de uso fácil e intuitiva. Outras duas ferramentas muito utilizadas são a Zendesk e o Agendor.
Soluções de gestão financeira e contábil
Outra área importante da sua startup que não pode ser negligenciada é a gestão financeira e contábil.
Diversos aplicativos e softwares oferecem planos gratuitos, dependendo da sua escala e demanda. Para empresas mais maduras, as mesmas tecnologias oferecem planos pagos de acordo com as características do seu negócio.
A correta gestão financeira e contábil garante a saúde e longevidade da empresa. Além disso, evita que seu empreendimento tenha problemas com os órgãos de fiscalização tributária.
Grande parte das ferramentas permite acesso online ou remoto, facilitando a gestão do negócio mesmo a longas distâncias. A Bkper é uma ferramenta que utiliza os recursos do Google Drive, mesmo na versão gratuita, permitindo integração das informações contábeis.
Facilite todos os processos da sua startup, inclusive os criativos com as soluções apresentadas neste texto.
Organize suas estratégias , conheça e mapeie o comportamento e jornada do seu cliente, conduza uma correta gestão financeira e engaje os colaboradores com as ferramentas essenciais para startups.