Um dos serviços mais procurados por uma empresa é a Renovação de avcb que significa Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Esse documento emitido pelos bombeiros é fundamental para qualquer tipo de edificação, assim como, solicitar pela primeira vez o AVCB.
Qualquer empresário que tenha um prédio comercial, industrial, evento, empresa do ramo de prestação de serviço ou que tenha um local para realização de reuniões, é obrigado a obter o laudo do AVCB do corpo de bombeiros, pois assim garante que as pessoas que circulam nesses locais não corram o risco de vida.
Se por algum motivo, falta de tempo ou mudança de localidade, por exemplo, os empresários não fizerem a solicitação ou a renovação desse requisito, isso não impede de agendar uma vistoria pelo site dos bombeiros mesmo atrasado.
O documento para ser solicitado e efetivado corretamente, é preciso que o edifício analisado esteja seguro contra incêndio, ou seja, esteja regularizado conforme as normas de segurança necessárias.
Faz-se necessário verificar a funcionalidade de todos os itens relacionados, pois somente dessa forma é possível assegurar contra cenários de alto risco.
É necessário também ter uma brigada de incendio, que dará auxílio e treinamento às pessoas nesse tipo de situação, atuando de forma preventiva.
Para renovar esse documento, é preciso solicitar antes do prazo e expiração uma nova vistoria. Geralmente, o documento tem validade de até 5 anos.
É de extrema importância saber que próprio Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, a qualquer momento, pode pedir a solicitação de documentos para o AVCB ou ir até o lugar onde a empresa está instalada para vistoriar.
O que é avaliação patrimonial de empresa?
A Avaliação patrimonial de empresas é um dos serviços procurados para uma análise realizada para fazer o levantamento financeiro e econômico do empreendimento, tendo como base o estudo do balanço patrimonial e demonstrativo contábil, conciliando o que está registrado e a realidade dos bens.
A avaliação patrimonial mostra a situação do capital da empresa, documento que atenderá instituições financeiras, fornecedores e a gestão da empresa. Com isso, você terá planejamento dentro das reais condições financeiras, estabelecendo metas.
Na avaliação, é preciso conter os resultados das seguintes etapas:
- Área comercial;
- Área empresarial;
- Área econômica;
- Área contábil;
- O valor contábil corrigido;
- O valor substancial;
- Valor dos capitais permanente.
Ela precisa atender exigências externas como, por exemplo, fundos de investimentos. Internamente, ela é um dos serviços procurados para tomar decisões referentes à gestão empresarial, sendo uma ferramenta essencial na previsão de investimentos.
Para realizar uma avaliação dessa é preciso que os dados financeiros e contábeis estejam em ordem. O procedimento acontece por meio de uma análise técnica de mensuração do valor do imóvel, um inventário patrimonial, e dentro das normas técnicas da ANBT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Como o processo é complexo, faz-se necessária a contratação de um profissional ou empresa especializada composta por engenheiros, contadores e economistas, dentre outros profissionais.
Todo esse zelo agrega valor em uma empresa e aumenta a sua estima dentro do mercado perante os clientes.
Veja como elaborar um plano de evacuação de empresa
Há muitos motivos para fazer um Plano de evacuação de uma empresa, pois pode ocorrer: incêndios, inundações, vazamentos químicos ou tóxicos que toma escala de uma evacuação total de uma indústria.
O plano de evacuação e emergência garante a segurança de todos os colaboradores e, também, deixa a empresa dentro das regras da legislação vigente.
Para fazer um bom plano de evacuação é necessário criar um cronograma simples nas cores preto e branco, evite cores coloridas e caracteres de difícil compreensão.
Deixe claro os locais de saída primários e secundários, jamais indique os elevadores e banheiros como uma saída de emergência. Faça caminhos de saída longe de materiais perigosos e não designe caminhos estreitos como saídas de emergência, pois pode não ter espaço suficiente para evacuação.
Verifique se o local de trabalho esteja devidamente equipado com as placas de sinalização com a palavra “SAÍDA”. Preocupe-se com a evacuação de pessoas portadoras de deficiência. Por último, marque um ponto em comum para que todos se encontrem.
Sempre consulte um profissional de segurança do trabalho para que possa dar auxílio na elaboração do plano de evacuação. Fique atento aos processos de segurança que envolve todos os colaboradores.