Cada vez mais as pessoas estão investindo em sua saúde e beleza, seja na realização de exames, exercícios físicos e procedimentos estéticos.
Por isso, muitos profissionais têm se capacitado nessa área e adquirido conhecimentos técnicos para a realização de procedimentos. Dentre eles, podemos destacar os médicos dermatologistas, esteticistas, farmacêuticos e nutricionistas.
Diante desse cenário promissor, investir em uma clínica de estética pode parecer uma excelente opção. Por isso, nesse artigo vamos trazer dicas para quem deseja investir nesse negócio.
Não deixe de conferir!
Por que investir em uma clínica de estética?
As clínicas de estética, cada vez mais, oferecem serviços importantes para os clientes. Esses serviços são relacionados tanto à beleza como para saúde e bem-estar dos pacientes.
Dentre alguns desses serviços podemos citar:
- Limpeza de pele;
- Peeling;
- Aplicação de Botox;
- Drenagem linfática;
- Massagens relaxantes;
- Procedimentos cirúrgicos.
Esses procedimentos podem ter impactos tanto na autoestima do paciente, como serem fundamentais para garantir benefícios como: retardar o envelhecimento, remover células mortas, hidratar a pele e cabelos, amenizar as rugas, dentre outros.
Para obter esses benefícios, cada vez mais as pessoas têm investido nesses procedimentos estéticos e por isso, abrir uma clínica pode compensar.
Como abrir uma clínica de estética?
Para quem deseja abrir uma clínica de estética é fundamental ter um plano de negócios bem consolidado e com orientação de uma equipe profissional. Com bastante planejamento isso é possível.
Esse planejamento deve iniciar com uma verificação do mercado por meio de pesquisas, levantamento do orçamento necessário, contato com outras clínicas, verificação do público-alvo e dos investimentos para a realização dos procedimentos.
Após ter esses elementos definidos é importante escolher o local em que a clinica será montada e alguns fatores podem influenciar nessa escolha. Para a escolha do local é importante levar em consideração quem será o público-alvo e a faixa de renda deles.
Com esses dados, fica mais fácil saber onde está esse público. Além disso, a escolha do local demanda também entender quais são as documentações e licenças necessárias pelos órgãos municipais para a realização das atividades. Cada prefeitura tem sua regularização e o empreendedor precisa estar atento.
Em relação ao local, estar atento à parte estrutural é fundamental.
É importante que o empreendedor verifique:
- A iluminação do local;
- Móveis mais modernos e sofisticados;
- Pintura do local, assim como texturas;
- A compra de equipamentos específicos para a realização das atividades;
- Instalações de segurança.
A compra de equipamento também é fundamental para garantir a qualidade do seu negócio. Vale ressaltar que esses equipamentos precisam ser modernos e tecnológicos para atrair sua clientela.
Esse local pode contar com consultórios médicos para os clientes que desejam ter acessos a outras consultas ou para os profissionais que atuarão em sua clínica.
É importante disponibilizar uma sala privativa para os profissionais que precisam atuar de forma mais reservada. Eles podem realizar a locação de sua sala e espaço para as consultas e atendimentos médicos, aumentando a circulação de pessoas que vão até seu negócio.
Inclusive, os profissionais e funcionários precisam ter alta qualidade e formação técnica para o desempenho das atividades. Para isso, não somente o local mas os funcionários precisam estar equipados de modo correto.
Por exemplo, o jaleco para esteticista é um dos equipamentos mais comuns, que faz parte da vestimenta desse e de vários profissionais da saúde.
Após montar e equipar seu negócio, investir na divulgação da sua empresa é fundamental para atrair a visibilidade do seu público. Por isso, a empresa pode investir no serviço de redes sociais, criação de vídeos, e outras estratégias de divulgação e marketing.
Outros segmentos importantes
Agora que você já sabe a importância de ter uma clínica de estética e os elementos fundamentais para sua abertura, vale a pena citar que é fundamental agregar alguns serviços e facilidades à marca, cativando e fidelizando os pacientes.
Um desses serviços pode ser a entrega de remédio manipulado que é muito consumido por pessoas que desejam realizar um procedimento estético, emagrecer ou adquirir mais vitaminas e minerais, bem como dar continuidade ao tratamento a partir de formulas e produtos específicos identificados durante a consulta.
Para isso, é importante ter uma rede parceira de manipulações, bem como conhecer as farmácias disponíveis na região do consultório de estética e das regiões em que atendem os pacientes, afinal, para agregar a facilidade da entrega, é crucial saber a região atendida pelo serviço.
Neste caso o cliente pode realizar a compra ou a contratação do seu serviço pela internet, por meio de um site ou aplicativo e espera receber o seu material em casa, ou pode indicar o interesse já na consulta, não precisando solicitar o produto.
Assim, é importante que o seu negócio se adapte à tecnologia e contrate o serviço de uma farmacia delivery para fazer o atendimento ao cliente de modo digital ou via telefone.